quinta-feira, 27 de julho de 2017

Metrô e CPTM podem parar na próxima terça-feira (1/8).

Ferroviários protestam contra redução da tabela salarial, enquanto os metroviários pedem o fim da terceirização das bilheterias das estações

Funcionários do Metrô de São Paulo e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prometem realizar uma greve conjunta na próxima terça-feira (1º).  As assembleias dos trabalhadores para confirmar ou não as paralisações estão marcadas para segunda-feira (31).

Na CPTM, o estado de greve é motivado por um protesto contra a redução de salários. Em nota divulgada pelo Comitê Ferroviário, os representantes dos trabalhadores afirmam que a empresa anunciou que irá reduzir a tabela salarial vigente em 3,51% referente ao dissídio coletivo de 2011. A modificação seria aplicada a partir do salário deste mês.

O Comitê Ferroviário é composto pelos quatro sindicatos que representam os trabalhadores da CPTM: Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, Sindicado dos Engenheiros de São Paulo e Sindicato dos Ferroviários da Zona de Sorocabana. Ou seja, a paralisação poderá afetar as seis linhas de trem que conectam a capital aos municípios da Grande São Paulo.
Foto: Redes Sociais
Já no Metrô, os trabalhadores protestam contra a terceirização das bilheterias das estações e contra a possibilidade de o governo paulista privatizar a operação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 5-Lilás e 15-Prata. A categoria também se manifesta contra as reformas promovidas pelo governo federal, comandado pelo presidente Michel Temer (PMDB).

A greve, no entanto, não foi realizada. Isso porque no dia 28 de junho a Justiça determinou que a categoria mantivesse as atividades com pelo menos 80% do efetivo nos horários de pico e 60% nos demais horários. Em caso de descumprimento, os sindicatos estariam sujeitos a uma multa no valor de R$ 100 mil.

1 comentários:

  1. Não vejo este caso um terremoto mas sim uma mudança no quatro de funcionário sim porque muitos que já estão la estão acomodado"" se for pra melhor que seja ..

    ResponderExcluir