domingo, 30 de abril de 2017

História dos trens do Metrô

Bom dia/tarde/noite, estamos chegando na reta final das histórias dos trens do metrô de São Paulo, como as seguintes frotas te poucas histórias por serem novas, hoje vamos contar sobre 5 de uma vez, frota H, I, J, K e frota L, dessas 5, 4 são modernizadas. 

Frota H 


Frota H é um trem fabricado pela empresa espanhola CAF, entre os anos de 2008 e 2010, trem que a principio iria operar na Linha 1-Azul e Linha 3-Vermelha, quando chegaram ao metrô, foi isso que aconteceu, começaram operando na Linha 1, mas com o tempo, foram realocados para a Linha 3-Vermelha, é um bom trem para a L3, por ter portas mais largas, foram fabricadas 17 unidades, até o momento tem 16 operando normalmente, a unidade H59 esta fora de operação, e todas operam na Linha 3-Vermelha.

Frota I

A frota I é um trem modernizado no metrô, anteriormente era uma frota A, a modernização desses trens começaram em 2011, trem que esta sendo modernizado pelo consórcio Alstom e Siemens, composições numeradas do A01 até o A25 são modernizadas como frota I, após A25, são modernizadas como frota J.
Até o momento temos 18 unidades modernizadas da frota I, sendo 17 operantes e 1 unidade em testes (composição I14) unidade I02 encontra-se em fase final de modernização, 8 composições da frota I circulam na Linha 1-Azul, e 9 na Linha 2-Verde.

Frota J
Modernizados pelo consórcio BTT, formado pela Bombardier, Temoinsa e grupo Tejofran.


Frota antes da modernização era um frota A, assim como a frota A, porém, do A26 até o A51 seria modernizado como frota J, a modernização desses trens começaram em 2011 e pode terminar ainda esse ano, sendo que restam apenas 3 unidades para ser modernizadas tirando as duas que estão em modernização, J26 e J30 estão na fabrica sendo modernizadas, e as unidades A28, A29 e A35 são as restantes para ir para a modernização.
Salão de uma unidade da frota J.
Até o momento tem 19 unidades da frota J modernizadas e operantes, e 2 em modernização, J26 e J30, sendo 13 operantes pela L1-Azul e 6 pela L2-Verde.

Frota K
A frota K é um trem do metrô que já está completamente modernizada, antigos trens da frota C, foram modernizados entre o ano de 2011 até 2014 pelo consórcio T'Trans, MPE e Temoinsa, algumas unidades foram modernizadas no RJ, e o resto em SP, Hortolândia.
Das 25 unidades modernizadas, 20 estão operantes, a frota K no começo era muito problemática, vivia dando problemas, com o tempo foi se resolvendo os problemas constantes, atualmente esta dando menos problemas comparado a antigamente.

Frota L
A frota L é um trem modernizado do metrô, anteriormente era frota D, sendo modernizada pela Alstom e pela IESA, a modernização começou em 2011, e terminara este ano, falta apenas a unidade D45 para ser modernizada, a unidade L42 esta em processo de modernização, algumas unidades operaram por um tempo na Linha 3-Vermelha, depois foram realocadas para a Linha 1-Azul, onde estão operando atualmente, 17 unidades estão operando na L1-Azul, unidade L30 e L43 estão fora de operação até o momento, e L37 esta em testes.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário