quinta-feira, 16 de março de 2017

História dos trens do Metrô SP - Frota E

Bom dia/tarde/noite pessoal, agora na semana da história dos trens do Metrô de São Paulo, vamos contar sobre a história do Alstom Frota E.

O trem da frota E foi fabricado entre os anos de 1998 a 1999, para de inicio, operar na linha Leste-Oeste, e depois foi realocada para a Linha 2 Verde.
A nova leva de trens foi encomendada nessa época, ainda sob a responsabilidade contratual da empresa Mafersa, para que dessem auxílio aos trens circulantes no suprimento da demanda operacional. O lote estava previsto em um total de 22 composições com sistemas operacionais mais modernos incorporados, que estavam previstas para meados de 1996 ou 1997, porém, com a falência da Mafersa, o lote de trens foi reduzido, de 22 composições para 11 composições, e a nova empresa que foi licitada para a fabricação desses trens foi a Alstom, que já possuia uma filial na Lapa, e o prazo de construção foi estendido até 1999.

A primeira numeração da Frota E começava no 348, continuidade do Frota D, que terminava em D47 - 347, e depois de um tempo ganhou a numeração atual, E01 a E11.

Trem da frota E (E08) em operação na L2, estação Vila Madalena.

Em fevereiro desse ano, alguns trens da frota E estão sendo transferidos para a Linha 1 Azul, não se sabe ao certo o porque disso, pode ser para padronizar a Linha 2-Verde com composições modernizadas e equipadas com CBTC, ou a frota E ajudar na operação da L1, já que algumas composições da mesma estão na modernização ou em teste (I02, I09, I14, J26, J30, J39, L37, L41, L42).
Trem da frota E em operação na L1 Azul,estação Jardim São Paulo. 
 
Seu design interno segue uma vertente muito forte das antigas frotas C e D:
Visão do salão do frota E.

Ficha Técnica:
Fabricante: Alstom
Entrada em operação: 1999
Total construidos: 11
Formação: 6 carros
Linhas operantes: 1 Azul e 2 Verde
Velocidade máxima: 100kmh
Comprimento Total: 130,05m
Comprimento do veículo 21,13 m (cada carro)




















 















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