sexta-feira, 3 de março de 2017

História dos trens do Metrô SP

Bom dia/tarde/noite, voltando as histórias dos trens do metrô SP, hoje vamos contar sobre a frota D, frota que falta pouco para não existir mais.

A frota D foi fabricada pela Mafersa entre os anos de 1982 a 1986, e a primeira composição entrou em operação em meados de 1984, é um conjunto de composições entregue como cumprimento da licitação de fabricação de trens recebido pela empresa brasileira, sendo que a mesma já havia entregue os primeiros trens do Metrô, em 1972. Essa licitação trata da fabricação e entrega de trens para a L3 vermelha, e havia sido ganha por duas empresas, a Cobrasma e a Mafersa, a Cobrasma fabricaria 25 composições, e a Mafersa, 22, todas em aço inox.

Em 1991, quando foi inaugurada a Linha 2 verde, o frota D operou lá até 1998, ano que chegou a frota E.

A modernização desta frota esta sendo feita pela Alstom e IESA, e de frota D estão sendo modernizados e virando frota L, a modernização desta frota esta quase completa.

Na foto um trem da frota D, 342, ou D42, esta composição já foi enviada para a modernização, mês retrasado.
Agora na foto temos o último frota D em operação, e ao lado, um antigo frota D, que foi modernizado e virou frota L.
 
Até o momento , o D45 continua em operação na Linha 1 azul, não tem previsão de quando ele será enviado para a modernização, e assim, dando fim a frota D no metrô de São Paulo.
Ficha Técnica
Fabricante: Mafersa
Ano de fabricação: 1982 a 1986
Construidos: 22
Em operação: 1 (D45)
Capacidade total de passageiros: 2004
Velocidade máxima: 100km/h
 



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