quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

História dos trens do metrô SP

Bom dia/tarde/noite seguidores do nosso blog, hoje iniciaremos as história dos trens do metrô de SP, como já a algumas semana já esta tendo a história dos trens da CPTM no blog CPTM Noticiando, iniciaremos contando a história do Frota A.

Fabricada pela Mafersa, sob licença da Budd, originalmente era composta por 51 trens, atualmente 9 deles rodam, sendo os demais em modernização ou modernizados.

Frota A no padrão metropolitano (azul) que ganhou no ano de 2000


Fabricados entre os anos de 1972 e 1976, na fábrica da Mafersa, localizada na Lapa, sob licença da The Budd Company, são inspirados em modelos de trens norte-americanos. 
Em 1972 começaram a fazer seus primeiros testes no metrô de São Paulo, inicialmente entre o pátio da estação Jabaquara e a estação Saúde, com a Linha 1-Azul (à época, denominada linha Norte-Sul) ainda em obras. Em 1974, as composições entraram em serviço na mesma, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, no dia 14 de setembro de 1974. no ano seguinte a linha seria estendida até a estação Santana.
Com a crescente demanda da linha Norte-Sul, até então a época a única linha metropolitana de São Paulo, a necessidade de trens foi aumentando, sendo que os 33 trens não suportavam a demanda. Com isso, houve a encomenda de mais 18 trens, fabricados entre 1974 e 1976, qas diferenças são mínimas. O design interno e externo é o mesmo, Esta frota iniciou seus serviços, no entanto na Linha 3-Vermelha (a época Leste-Oeste), que até então não tinha ainda frota própria, sendo repassada posteriormente a linha Norte-Sul.

Em 2009, iniciou-se o projeto de modernização desta frota, cujo todos os 51 trens serão modernizados por dois consórcios, sendo eles: Modertrem (Alstom e Siemens) que modernizarão trens da numeração A01 até A25, e BTT (Bombardier, Tejofran e Temoinsa) que modernizarão trens da numeração A26 até A51.

No momento das modernizadas frota I estão 14 em operação, faltando algumas para ir para a modernização.
Um trem da frota I, anteriormente era um frota A, modernizado pela Alstom e Siemens.


A frota J tem 21 em operação, faltando 5 para ir para a modernização.

2 trens da frota J na foto, modernizados pela Bombardier, Tejofran e Temoinsa.


Frota A ficha técnica:
Fabricante: Budd/Mafersa
Periodo de fabricação: 1972 a 1976
Ano de inicio de modernização: 2009
Formação: 6 carros
Linha: 1-azul
Aceleração: 1,12 m/s²
Desaceleração: 1,20 m/s² (serviço) e 1,50 m/s² (emergência)
Motor e tração: Motor Quatro motores de 110kW e tração a chopper
Potência: 1 224 kw
Freios: Elétrico (regenerativo) e por atrito (pneumático) disco

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