sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

História dos trens do Metrô SP

Bom dia/tarde/noite, voltando a história dos trens desta vez no metrô, lembrando que estamos contanto em uma semana história dos trens da CPTM, que você pode acompanhar o blog CPTM Noticiando, e outra semana dos trens do Metrô SP, hoje vamos contar sobre a extinta frota C, que foi modernizada.

A frota C foi uma série fabricada originalmente pela Cobrasma, entre os anos de 1982 até 1986, sendo que a primeira composição entrou em circulação no ano de 1984, Trata-se de um conjunto de composições entregue como cumprimento da licitação recebida pela empresa brasileira, que trata da fabricação e entrega de trens para a Linha 3, em conjunto com a empresa Mafersa, sendo que a mesma fabricaria 22 composições, e a Cobrasma, 25, todas em aço inox e com a mais recente tecnologia da época.

Como era o frota C, quase idêntico ao frota D, foto de William Molina.

Devido aos contratos de modernização da frota de trens antigos da Companhia, iniciada em 2009, os trens das Frotas A, C e D foram enviados para modernização por parte dos consórcios ganhadores. Quanto à Frota C, a oficina do consórcio localiza-se no RJ, uma parte foi entregue através da antiga EFCB (Estrada De Ferro Central Do Brasil), tracionado por trens de carga, e outra parte pela rodovia Dutra, com cada carro em uma carreta adaptada para o transporte. A entrega do lote completo de trens modernizados estava previsto para meados do fim de 2014, mas atrasos nas entregas acabaram prorrogando o prazo. 
A única frota completamente modernizada dentro do prazo estipulado foi a Frota C, pelo consórcio Grupo MPE, formado pelas empresas Temoinsa e T/Trans.
 
No dia 10 de julho de 2014 a ultima unidade da frota C foi enviada para a modernização, a C02, que em dezembro do mesmo ano retornou como K02.
Veja como ficou o frota C após a reforma, que atualmente é a frota K.


Mascara completamente diferente da anterior.

No começo de sua operação, a frota K apresentava alguns problemas no trem, tinha avarias quase constantes, mas atualmente estão apresentando poucas falhas.

Ficha técnica:
Fabricante: Cobrasma
Período de construção: 1982 a 1986
Entrada em serviço: 1984
Total construídos: 25 trens / 150 carros
Total em serviço: 0






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