sexta-feira, 3 de março de 2017

Ambulante é preso em estação do Metrô de SP

Imagem do ambulante preso (Arte já enviada pelo autor da imagem. Foto: Denúncia anônima)

O caso aconteceu hoje (3) na estação Marechal Deodoro. Ambulante portava arma de brinquedo.
A gente sabe que o comércio ambulante nos trens e estações é uma prática ilegal (lei decreto 1832/96). Incentivado por usuários, essa prática tem tirado o sossego das viagens de muitos. As vezes, num único carro de uma composição, pode chegar a ter 4 ou até mesmo 5 ambulantes.
E como não bastasse o incômodo, a segurança dos usuários acaba ficando em risco. Na semana passada, postamos denúncias de caso de ambulantes agredindo passageiras e de roubo, além de atrapalharem a operação dos trens. 3 casos em menos de 1 mês.
Uma denúncia anônima recebida para nossa equipe mostra mais um caso: um ambulante, jovem, foi pego pela equipe de segurança na estação Marechal Deodoro, Linha 3-Vermelha, na zona oeste de São Paulo. Segundo informações, os Agentes de Segurança do Metrô realizavam rondas contra o comércio ambulante nos trens na estação Marechal Deodoro. Ao abordar o ambulante (foto), durante a revista foi localizado além das mercadorias de procedência duvidosa, uma arma falsa.
O ambulante foi encaminhado à Delpom, na estação Barra Funda, aonde foi constatado que ele possui várias passagens na Polícia por tráfico, e ele não soube explicar a origem de duas correntes de prata que carregava consigo, sendo uma delas ,corrente feminina.
Em nota, o Metrô informou que tem intensificado o combate ao comércio ambulante, e que em 2016 foram realizadas 12.172 ações de recolhimento de mercadorias no sistema, número 82% maior do que em 2015, quando foram efetuadas 6.664. A Companhia informou ainda que um terço dos usuários aprovam essa prática o que dificulta o trabalho dos seguranças. O usuário pode e deve denunciar o comércio enviando um SMS-Denuncia para 97333-2252, informando a linha, o sentido, número do carro, próxima estação e as características dos infratores.

Texto: Anderson Dantas (repórter Mobilidade Sampa)

0 comentários:

Postar um comentário