Governo de SP deu mais 15 dias de prazo para consórcio resolver problema de financiamento para a obra da Linha 6-Laranja do Metrô.
Terminou o prazo que o governo de São Paulo deu ao consórcio Move São Paulo para resolver o problema de financiamento da Linha 6-Laranja do Metrô. Essa obra está parada desde setembro do ano passado, porque as empresas responsáveis estão com o nome sujo por causa da Operação Lava-Jato e não conseguem mais dinheiro.
Se ficar pronta, a Linha 6-Laranja vai ligar a Brasilândia à Estação São Joaquim da Linha 1-Azul. Vai ter também conexão com a Linha 4-Amarela, e com as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM. O governo dou mais 15 dias para o consórcio resolver o problema de financiamento.
Moradores da região da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, que tiveram de deixar seus imóveis para as obras da Linha 6-Laranja do Metrô, reclama que terrenos e casas viraram esconderijos de bandidos.
“Eles entram na casa, através das casas pulam os telhados e invadem as casas dos outros que estão morando ainda, inclusive tentaram roubar a minha loja aqui”, diz o comerciante Saimon Seixas.
(Foto: TV Globo/Reprodução)
Na região da Avenida Itaberaba, na Freguesia do Ó, os terrenos cercados pelos tapumes do metrô acumulam lixo. Os moradores reclamam de assaltos.
“Eles colocaram uma consertina que é aquela espécie de serpentina para dar uma espécie de segurança, mas está bem complicado mesmo assim”, diz a jornalista Débora Freitas..
Na Pompeia, Zona Oeste, imóveis estão com tapumes na frente. Eles também foram desapropriados. Na Rua Venâncio Aires, onde funcionava um escritório de contabilidade e advocacia está tudo desapropriado. Onde havia centro comercial, posto de gasolina, está tudo vazio.
A obra da Linha 6-Laranja do Metrô começou em janeiro de 2015 e foi a primeira no esquema PPP - parceria público privada. O consórcio Move São Paulo, liderado pela Odebrecht e pela Queiroz Galvão, ganhou a licitação.
O estado pagaria metade da obra, o consórcio a outra metade e em troca iria ficar com o lucro da linha laranja por 25 anos. Mas a construção da Linha 6-Laranja parou em setembro do ano passado.
O consórcio disse que parou a obra, porque não consegue mais empréstimo no BNDES, o banco federal de financiamento.
O banco, por sua vez, disse que a construtora perdeu o crédito, por estar envolvida na operação lava jato.
"Estamos tentando encontrar uma solução, e se não encontrarmos vamos ter de rescindir o contrato", disse o secretário de Transportes Clodoaldo Pelissoni.
O governo do estado já gastou R$ 604 milhões com a Linha 6-Laranja.
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