Com as duas últimas vigas-guia de concreto no lugar, obra do monotrilho conclui etapa importante do processo de implantação. Cada peça pesa 70 toneladas.
Foto: CPTM Noticiando |
Nesta sexta-feira, 21 de julho, o
Metrô conclui o lançamento das vigas-guia, espécie de trilhos de concreto, da
linha 15-Prata. Com isso, toda a via do monotrilho estará implantada avançando
mais uma etapa para o funcionamento da linha, de Vila Prudente até São Mateus,
na zona leste da capital.
As duas últimas vigas serão
instaladas na chegada à futura estação São Mateus, sobre a avenida Sapopemba.
Elas vão compor o chamado "track switch" que atua movimentando as
vigas, permitindo que o trem mude de uma via para outra.
Ao todo, o trecho Vila
Prudente-São Mateus tem 868 vigas-guia ao longo de 13 quilômetros, além de
outras 256 que compõem o pátio Oratório, totalizando 1.124 unidades. Cada viga
tem, em média, 30 metros de comprimento, 70 centímetros de largura e pesa 70
toneladas.
A implantação da linha 15-Prata
conta atualmente com 2.000 funcionários no empreendimento. Agora, os trabalhos
estão concentrados na construção simultânea de oito estações. Essas obras são
do trecho prioritário da linha, que vai de Vila Prudente a São Mateus, com dez
estações, um pátio de manutenção e 13 quilômetros de extensão. O trecho
atenderá mais de 300 mil pessoas por dia, utilizando 27 trens.
O primeiro trecho, com duas
estações e 2,3 km entre Vila Prudente e Oratório, já foi concluído e opera
desde 2014, permitindo a integração gratuita com a linha 2-Verde e
proporcionando o acesso a uma rede de 339 km de trilhos, em 22 municípios, por
uma única tarifa. Já o segundo trecho inclui outros 10,7 km de vias elevadas e
oito estações com previsão de entrega no primeiro semestre de 2018: São Lucas,
Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da
Juta e São Mateus.
As informações da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô
0 comentários:
Postar um comentário