sexta-feira, 31 de março de 2017

História dos trens do metrô - Frota F

Estamos de volta, desta vez para contar a história de um trem do metrô, o frota F.

A frota F foi fabricada entre 2001 e 2002 pela Alstom para atender a recém inaugurada Linha 5 lilás do metrô.
Em outubro de 2002, o Metrô estava com planos de entregar à população a nova linha que foi passada para sua posse, que ligaria os bairros do Capão Redondo até Santo Amaro (na época, atualmente vai até Largo Treze). Um ano antes, a até então obra, que estava sendo operada pela CPTM como linha G foi repassada para o Metrô, enquanto uma outra obra até Guaianases foi repassada para a CPTM.
Como antes a construção da L5 estava avançada, já estava até com rede aérea , que se utilizava da alimentação elétrica aérea para seus veículos e que havia planejado tal característica para a nova linha, o Metrô abriu edital para compra de veículos que possuíssem mecanismo de captação aérea, diferentemente das outras frotas do metrô na época. Com bitola internacional e captação aérea, veio a Frota F.

Na foto um trem da frota F na estação Giovanni Gronchi.
 
Os novos trens também foram os primeiros a ganhar ar condicionado. Também foram os primeiros a ganhar letreiros digitais no interior dos carros, para indicação de destino e outras informações úteis ao usuário.
O governo de São Paulo pretende concluir e entregar á população a extensão da L5, que deverá chegar até a estação Chácara Klabin com a conexão a L2 Verde. Sabe-se que, além de contar com maior trânsito de pessoas entre as estações da própria linha, e levando em consideração que já há certas ocasiões de lotação no trecho já existente, a integração elevará ainda mais a quantidade de pessoas a utilizar a linha. Como apenas 8 trens não seria o suficiente para atender a demanda, o governo comprou novos trens da CAF, a frota P, que inclusive algumas composições encontram-se no pátio de Guido Caloi e no Capão Redondo, que inclusive estão rodando aos domingos atualmente com passageiros devido a implantação do CBTC, com uma maior demanda, e com mais trens e menor tempo entre cada um, o sistema ideal para tais circunstâncias é o CBTC, que passará a ser instalado no trajeto e nos armários dos trens. A Frota P contará ele como sendo o único sistema automatizado embarcado, então sua operação comercial só se dará quando o CBTC já estiver instalado. Os trens da Frota F tem capacidade de embarcá-lo, não havendo necessidade de maiores adaptações.
 
É previsto que até Maio, a frota P circule normalmente na L5 lilás, e sendo assim, os trens da frota F passaria ou por uma revisão, ou até por uma modernização, algumas composições não tem mais o estofado nos bancos por motivo desconhecido, todas as 8 composições da frota F estão operantes atualmente.
 
Ficha Técnica:
Fabricação: Alstom
Período de fabricação: 2001 a 2002
Construidos: 8 trens 
Formação: 6 carros
Capacidade total de passageiros: 2070
Velocidade máxima: 80km/h
 

1 comentários:

  1. Agora no ano de 2018, vc acha que os trens da frota F, voltem a operar juntamente com os trens da Frota P?

    ResponderExcluir