quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Move SP tem dois meses para vender concessão da linha 6 Laranja.

O Consórcio Move São Paulo, formado pela Odebrecht, UTC Engenharia e Queiróz Galvão, tem dois meses para vender a concessão para a construção da Linha 6 – Laranja do Metrô, prazo atribuído pela gestão do governador do estado de SP Geraldo Alckmin.

Foto: Diário do Transporte| No início das intervenções, foi montada uma central para esclarecer sobre desapropriações
A previsão é de transportar aproximadamente 633 mil passageiros por dia.  A Linha 6- Laranja terá 15 estações em 15,3 quilômetros e foi projetada para ligar a estação São Joaquim (conexão da linha 1 Azul) à Vila Brasilândia na zona norte e também integração com as linhas 4-Amarela do metrô e 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM.

O Consórcio não conseguiu resolver suas pendências, nos dois prazos estimados (Junho e Julho), sem solução o consórcio não consegue receber o financiamento do BNDES. Todas as construtoras que participam da Move SP estão envolvidas nas investigações da Operação Lava-Jato. O prazo de dois meses é para o Governo do Estado e o BNDES, que financiará as obras, analisarem o perfil do eventual comprador da concessão.

O grupo espanhol Cintra-Ferrovial havia demonstrado interesse, porém desistiu.

HISTÓRICO:

Em dezembro de 2013 quando foi assinada, a linha 6-Laranja é a primeira PPP – Parceria Público Privada plena do país. O consórcio Move faria a obra e seria também o responsável pela operação da linha por 25 anos. O custo total do empreendimento era de R$ 9,6 bilhões, sendo que 92% do valor seriam divididos entre governo e consórcio.

A previsão inicial para inauguração da linha 6 era 2020, porém não tem previsão de inauguração.

Até o momento, foram gastos R$ 1,7 bilhão no empreendimento.

OBRAS PROMETIDAS E ATRASADAS:

Linha 2 (Extensão até a Rodovia Dutra) – com estimativa para 2020, está sem prazo de conclusão

Linha 4 (Trecho até Vila Sônia) – prometida para 2014, com prazo de conclusão previsto para o  2º semestre de 2019

Linha 5 (Extensão até Chácara Klabin + 11 estações) – com previsão para 2014, com prazo de conclusão para o 2º semestre de 2018

Linha 6 (Brasilândia a São Joaquim) – prometida para 2020; obra paralisada, sem previsão de conclusão

Linha 15 (Trecho até São Mateus) – com prazo para 2016, com prazo de conclusão para o 1º semestre de 2018

Linha 17 (Congonhas ao Morumbi) – prometida para 2014, com prazo de conclusão para o 2º semestre de 2019

Linha 18 (Tamanduateí ao ABC) – com estimativa para 2016, sem prazo.

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