Usuários podem comunicar emergências, como casos de abuso sexual, e problemas operacionais durante viagens. Ferramenta acelera atendimento às queixas, diz Metrô.
(Foto: G1)
O Metrô de São Paulo lançou um aplicativo para que os passageiros possam comunicar emergências e problemas operacionais ou de segurança durante as viagens. O app, chamado Conecta, já está disponível nas lojas virtuais e é gratuito.
A nova ferramenta foi lançada há cerca de dez dias e promete respostas mais rápidas às denúncias dos usuários do transporte público. Na primeira semana de funcionamento o aplicativo já foi baixado por 3,3 mil pessoas, que já fizeram cerca de 500 queixas.
Os casos de abuso sexual são prioritários e passam na frente de qualquer outra comunicação. Além de mandar a mensagem, o passageiro pode enviar fotos e vídeos.
As mensagens enviadas agora caem direto no sistema do Metrô, no Centro de Controle Operacional. Na mesma hora, um funcionário da segurança aciona o setor responsável para verificar a denúncia. Caso falte alguma informação na queixa, o próprio operador entra em contato com o denunciante, estabelecendo uma conversa.
“O imediatismo é a diferença. O Conecta garante que a imagem chegue quase instantaneamente. Com o SMS, nós não temos mais essa garantia, em função da mudança de tecnologia”, celebra o coordenador de atendimento e serviço do Metrô, Marcos Borges.
Se depender da quantidade de falhas operacionais do Metrô, os encarregados de receber e atender às comunicações terão trabalho. Só neste ano, foram 106 problemas em trens ou equipamentos de via, segundo levantamento do SP2. A campeã em falhas é a Linha 1-Azul, com 42, seguida pelo Linha 3-Vermelha, com 26.
A nova ferramenta foi lançada há cerca de dez dias e promete respostas mais rápidas às denúncias dos usuários do transporte público. Na primeira semana de funcionamento o aplicativo já foi baixado por 3,3 mil pessoas, que já fizeram cerca de 500 queixas.
Os casos de abuso sexual são prioritários e passam na frente de qualquer outra comunicação. Além de mandar a mensagem, o passageiro pode enviar fotos e vídeos.
As mensagens enviadas agora caem direto no sistema do Metrô, no Centro de Controle Operacional. Na mesma hora, um funcionário da segurança aciona o setor responsável para verificar a denúncia. Caso falte alguma informação na queixa, o próprio operador entra em contato com o denunciante, estabelecendo uma conversa.
“O imediatismo é a diferença. O Conecta garante que a imagem chegue quase instantaneamente. Com o SMS, nós não temos mais essa garantia, em função da mudança de tecnologia”, celebra o coordenador de atendimento e serviço do Metrô, Marcos Borges.
Se depender da quantidade de falhas operacionais do Metrô, os encarregados de receber e atender às comunicações terão trabalho. Só neste ano, foram 106 problemas em trens ou equipamentos de via, segundo levantamento do SP2. A campeã em falhas é a Linha 1-Azul, com 42, seguida pelo Linha 3-Vermelha, com 26.
Fonte: G1
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