O Consórcio Move São Paulo, formado
pela Odebrecht, UTC Engenharia e Queiróz Galvão, tem dois meses para vender a
concessão para a construção da Linha 6 – Laranja do Metrô, prazo atribuído pela gestão do
governador do estado de SP Geraldo Alckmin.
Foto: Diário do Transporte| No início das intervenções, foi montada uma central para esclarecer sobre desapropriações |
A previsão é de transportar
aproximadamente 633 mil passageiros por dia. A Linha 6- Laranja terá 15 estações em 15,3
quilômetros e foi projetada para ligar a estação São Joaquim (conexão da linha
1 Azul) à Vila Brasilândia na zona norte e também integração com as linhas
4-Amarela do metrô e 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM.
O Consórcio não conseguiu resolver
suas pendências, nos dois prazos estimados (Junho e Julho), sem solução o consórcio
não consegue receber o financiamento do BNDES. Todas as construtoras que
participam da Move SP estão envolvidas nas investigações da Operação Lava-Jato.
O prazo de dois meses é para o Governo do Estado e o BNDES, que financiará as
obras, analisarem o perfil do eventual comprador da concessão.
O grupo espanhol Cintra-Ferrovial
havia demonstrado interesse, porém desistiu.
HISTÓRICO:
Em dezembro de 2013 quando foi
assinada, a linha 6-Laranja é a primeira PPP – Parceria Público Privada plena
do país. O consórcio Move faria a obra e seria também o responsável pela
operação da linha por 25 anos. O custo total do empreendimento era de R$ 9,6
bilhões, sendo que 92% do valor seriam divididos entre governo e consórcio.
A previsão inicial para inauguração da
linha 6 era 2020, porém não tem previsão de inauguração.
Até o momento, foram gastos R$ 1,7
bilhão no empreendimento.
OBRAS PROMETIDAS E ATRASADAS:
Linha 2 (Extensão até a Rodovia Dutra)
– com estimativa para 2020, está sem prazo de conclusão
Linha 4 (Trecho até Vila Sônia) –
prometida para 2014, com prazo de conclusão previsto para o 2º semestre de 2019
Linha 5 (Extensão até Chácara Klabin +
11 estações) – com previsão para 2014, com prazo de conclusão para o 2º
semestre de 2018
Linha 6 (Brasilândia a São Joaquim) –
prometida para 2020; obra paralisada, sem previsão de conclusão
Linha 15 (Trecho até São Mateus) – com
prazo para 2016, com prazo de conclusão para o 1º semestre de 2018
Linha 17 (Congonhas ao Morumbi) –
prometida para 2014, com prazo de conclusão para o 2º semestre de 2019
Linha 18 (Tamanduateí ao ABC) – com
estimativa para 2016, sem prazo.
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