quarta-feira, 31 de maio de 2017

Linha 4-Amarela terá interdição neste domingo, 4 de junho


Os passageiros que forem utilizar a Linha 4-Amarela de metrô neste domingo, 4 de junho, devem ficar atentos às mudanças na operação. O trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho estará interditado durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para a execução de obras na futura Estação Oscar Freire. As obras estão sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.
A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, colocará à disposição dos passageiros serviço de ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para o deslocamento no trecho interditado.
No desembarque, o passageiro receberá uma senha na área paga das estações Paulista ou Fradique Coutinho, próxima aos bloqueios, e deve devolvê-la ao embarcar na próxima estação. A senha garante o acesso dos usuários somente entre essas duas estações da Linha 4-Amarela e vale apenas para este domingo, dia da interdição.
Na Estação Fradique Coutinho, o ponto de ônibus do Paese será em frente ao acesso da rua dos Pinheiros. Já na estação Paulista ficará situado em frente ao acesso no lado par da rua da Consolação, sentido bairro. A operação será normal entre Butantã e Fradique Coutinho e entre Paulista e Luz.
Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.
Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h00, sábado e domingo, das 8h00 às 18h00. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco
As informações são da ViaQuatro

ViaQuatro foi vencedora do Prêmio UITP Latino


A ViaQuatro foi um dos destaques da edição 2017 do Prêmio UITP - União Internacional de Transportes Públicos, entregue em maio, no Canadá, em reconhecimento às melhores práticas em transporte público. O projeto Lotação de Trem, implantado pela concessionária na Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, foi considerado a melhor prática de Promoção, Comunicação e Mobilidade Urbana na categoria latina. Desenvolvido ao longo de três anos pelos engenheiros da ViaQuatro, a tecnologia cruza uma série de informações em tempo real para informar ao usuário as portas mais vazias para o embarque antes mesmo do trem chegar à plataforma.
Sobre a ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
As informações são da ViaQuatro

terça-feira, 30 de maio de 2017

ViaQuatro adere ao Dia do Desafio e estimula passageiros a trocar escada rolante por fixa para se exercitar


Em parceria com o Sesc SP, também haverá apresentações de trupe na Estação Luz da Linha 4-Amarela, quarta-feira, dia 31

São Paulo, junho de 2017 – A concessionária ViaQuatro, em parceria com o Sesc São Paulo, adere ao Dia do Desafio, nesta quarta-feira, dia 31. Para estimular os passageiros a se exercitar, as escadas fixas das estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho permanecerão adesivadas até 30 de junho com mensagens como “3 lances de escada = 10 minutos de caminhada” ou “Cuide do seu coração: Vá pelas escadas”. Estações e trens também ganharão adesivos e banners. No caminho que leva às escadas, setas no piso trazem mensagens como “Sem tempo para se exercitar? Suba de escadas”.

Já na Estação Luz, a trupe circense Irmãos Atadas abordará os passageiros de forma divertida perguntando sobre como se exercitam e estimulando a usar as escadas. Também estão programadas apresentações de 30 minutos dos três palhaços com sátiras a esportes clássicos, como futebol e tênis, em um campeonato cheio de trapalhadas. As intervenções ocorrem nesta quarta (31), nos períodos da manhã, às 8h e às 9h, e da tarde, às 15h e às 16h.

Sobre o Dia do Desafio
O Dia do Desafio é uma campanha mundial denominada Challenge Day, que visa a promover a saúde e o bem-estar. Seu objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física. Podem participar do evento pessoas de qualquer idade, seja individual ou coletivamente. O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.

O evento ocorre tradicionalmente na última quarta-feira do mês de maio e conta com a participação de cidades do mundo inteiro. No Brasil, o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc, desde 1995, em parceria com a iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport For All) e apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. As atividades do

Dia do Desafio são inteiramente gratuitas à população e não há prêmios, pois o objetivo do programa é promover a atividade física e não estimular a competição.

Em 2016, o Dia do Desafio reuniu quase 49 milhões de pessoas em 3.700 cidades inscritas dentre os 20 países participantes no continente americano. A ideia, desde o lançamento da iniciativa, sempre foi promover uma competição entre cidades. Ganhava aquela que contasse com mais participantes. Em São Paulo, em 2016, 18,38% da população realizou alguma atividade física no Dia do Desafio, contabilizando em torno de 2 milhões de pessoas.

Sobre o Sesc-SP

O Sesc (Serviço Social do Comércio) é uma entidade criada pelo empresariado do comércio com viés cultural e educativo, trazendo consigo, desde sua criação, em 1946, a marca da inovação e da transformação social.  Atualmente, o Sesc possui 36 unidades no Estado de São Paulo, em sua maioria centros culturais e desportivos; também há unidades voltadas à educação e pesquisa. Possui uma ampla gama de atividades que envolvem também saúde, educação ambiental e programas especiais para crianças e para terceira idade. Em 2015, o Sesc recebeu mais de 22.041.883 pessoas em suas instalações, sendo 132.216 alunos em cursos de ginástica e iniciação esportiva. Além disso, foram 1.140 seminários e palestras, 855 exposições artísticas, 1.080 espetáculos de dança, 8.977 espetáculos teatrais, 4.016 sessões de cinema, 8.994 oficinas artísticas e 5.503 espetáculos musicais.

Sobre a ViaQuatro

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

As informações são da ViaQuatro


Metrô é eleito o melhor serviço de transporte de São Paulo


Transporte metroviário ficou em primeiro lugar pela terceira vez consecutiva em pesquisa do Datafolha

Pesquisa realizada pelo Datafolha divulgada domingo (28) mostrou que o Metrô de São Paulo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo como o melhor serviço de transporte da cidade. A pesquisa “O Melhor de São Paulo Serviços” apurou as melhores opções oferecidas na capital e apontou o modal metroviário como a preferida de 57% dos paulistanos.

Em 2014, o Metrô foi considerado o melhor sistema das Américas pelo seu alto índice de confiança, segurança e regularidade pela The Metro Awards, principal premiação internacional do setor. A rede de televisão americana CNN também premiou o Metrô paulista como um dos 10 melhores de todo o mundo, em 2012.

Para aumentar o conforto dos passageiros e oferecer mais opções de deslocamento, o Metrô investe na renovação de sua frota de trens – 93% dos trens são novos ou modernizados – e na ampliação da malha, com a construção e ampliação das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro, acrescentando mais 33 km e 33 estações à rede.

Balanço
O Metrô de São Paulo transporta 4 milhões de pessoas todos os dias. A rede metrôviária atende à capital paulista com 78,3 quilômetros de extensão e 68 estações. Os trens que operam nas seis linhas realizam quase 3,5 mil viagens diárias, percorrendo 60 mil km.

As informações são do Portal do Governo de São Paulo 

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Linha 15- Prata e 4- Amarela terão operação diferenciada neste domingo 28/05



Neste domingo (28), o Metrô terá operação diferenciada nas linhas 15-Prata do Monotrilho (Oratório-Vila Prudente) e 4-Amarela (Butantã-Luz), que é operada pela concessionária ViaQuatro.

Na Linha 15-Prata, para continuidade dos testes do novo sistema de controle dos trens, as estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas para o público das 4h40 até às 16 horas. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações.

Linha 4-Amarela

Para informar os usuários sobre a alteração no horário de funcionamento da Linha 15-Prata serão emitidas mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocados cartazes nas estações da linha envolvida e publicados informativos nas redes sociais. 
Linha 4-Amarela

Na Linha 4-Amarela, para a execução de obras na futura estação Oscar Freire, a circulação dos trens no trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante toda a operação do domingo. Para atender os usuários neste trecho, também haverá ônibus gratuitos do sistema PAESE. Portanto, ao desembarcar na estação Paulista ou na estação Fradique Coutinho, o usuário receberá uma senha para prosseguir viagem de ônibus até a estação seguinte.

Já entre as estações Fradique Coutinho e Butantã e Paulista e Luz, demais trechos da Linha 4-Amarela, a circulação das composições ocorrerá normalmente. Dessa maneira, os usuários da Linha 4-Amarela poderão realizar as transferências gratuitas para as demais linhas metroviárias normalmente nas estações Consolação (Linha 2-Verde), República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul).

Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h30 às 23h30, e a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100), que atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

As informações são da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô 

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Plano de “privatização” do Bilhete Único avança em São Paulo


Termo, publicado hoje no Diário Oficial, prevê a formação de um grupo de trabalho que terá como parceiros o Metrô, a CPTM e a SPTrans.

São Paulo já sinaliza a investidores de forma mais concreta que pretende “privatizar” o Bilhete Único. Nesta quarta-feira, 24, a Prefeitura e o governo do Estado oficializaram uma parceria para elaborar o projeto de concessão do sistema de bilhetagem eletrônica das redes estadual e municipal de transportes.

O termo, publicado no Diário Oficial, prevê a formação de um grupo de trabalho que terá como parceiros o Metrô, a CPTM e a SPTrans.

A concessão deve ser assinada no início de 2018, disse o secretário municipal de desestatizações de São Paulo, Wilson Poit, a EXAME.com. “Pretendemos iniciar no último trimestre deste ano o PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para saber o que o mercado acha.”

Poit, que esteve em Nova York junto ao prefeito de São Paulo, João Doria, na semana passada, afirmou que há empresas da Europa e do Japão que já demonstram interesse.  “São Paulo tem um potencial enorme para essas empresas. São 15 milhões de bilhetes únicos”. A bilhetagem nesse modelo, frisa o secretário, existe em cidades como Hong Kong e Paris, e já está sendo implantada em Bogotá.

A ideia é que o grupo de trabalho comece fazendo uma pesquisa justamente sobre experiências semelhantes em outras cidades do Brasil e do mundo, e verifique a viabilidade econômica e financeira do projeto. Além disso, Poit espera que estado e município alinhem suas expectativas sobre o modelo jurídico a ser seguido. Segundo a Prefeitura, a concessão “não mudará a forma de utilização dos bilhetes pelos usuários de trens, metrô e dos ônibus”. Os subsídios direcionados a algumas categorias, como estudantes e idosos, também continuam.

“É uma forma de sinalizar ao mercado que vamos trabalhar juntos”, esclarece a subsecretária de Parcerias e Inovação do governo do estado, Karla Bertocco. Segundo ela, o convênio serve também para estabelecer deveres e responsabilidades.  “Nenhuma empresa privada vai fazer parceria só com o estado ou só com a Prefeitura”, diz ela. “O sistema de bilhetagem é conjunto”.

Hoje, a gestão do sistema do Bilhete Único em São Paulo custa cerca de R$ 250 milhões ao ano para os cofres da Prefeitura. “Esse valor pode ser economizado sem impactos na arrecadação”, explica Poit.

O secretário diz que a empresa responsável pela gestão do sistema de bilhetagem pagaria ao governo um valor pela outorga – que significa a transferência de um serviço da pessoa política para a administrativa – além de pagamentos mensais, “que podem ser uma porcentagem do valor agregado ao serviço”.

Os bilhetes atualmente servem só para pagar passagens, mas poderiam servir para dezenas de outras coisas na visão de Poit. “Uma empresa financeira, por exemplo, poderia adicionar as funções de um cartão de débito no Bilhete Único ou para pagar refeições”. O secretário vislumbra até a conversão dos cartões em aplicativos de smartphones.

As informações são da Exame.com


sábado, 20 de maio de 2017

Com CBTC implantado, novos trens da frota P do Metrô de SP vão operar na linha 5- Lilás a partir da próxima segunda-feira 22/05



Governador Alckmin entregou o novo sistema nesse sábado (20). Trens novos vão operar segunda-feira.

Na manhã de hoje (20), o Governador Geraldo Alckmin realizou uma viagem teste entre as estações Adolfo Pinheiro e Brooklin, na extensão da Linha 5-Lilas, extrema zona sul de São Paulo. Após os testes, o Governador anunciou a entrega do sistema CBTC, moderno sistema de sinalização e controle de trens, que possibilita a diminuição dos intervalos com maior velocidade operacional e menor consumo de energia.

Segundo o Governo do Estado, os novos trens da frota P irão circular na Linha 5-Lilas, entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, à partir das 4h40 dessa segunda-feira (22), já com o novo sistema operacional (CBTC) implantado.

Os novos trens da frota P contam com sistema duplo de ar-condicionado, portas mais largas, corredor de passagem entre os carros, câmeras de segurança e monitoramento, sistema de freios antideslizantes e antiderrapantes (ABS), o que não precisará reduzir velocidade em dias de chuvas, além de nova iluminação.

As informações são de Anderson Dantas (reportér Mobilidade Sampa)

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Polícia prende, de novo, maníaco sexual do Metrô

O homem já havia sido preso em 2010 por abusar de mulheres em hotéis na região central

A Polícia Civil prendeu o maníaco sexual do Metrô Ricardo Dagort da Silva, de 36 anos na manhã desta quinta-feira, 18. O homem já havia sido preso em 2010 pelo crime, mas respondia em liberdade até agora.

Silva abordava mulheres nas estações Anhanbagaú e Sé do Metrô e dizia ser executivo de uma multinacional espanhola. Para atraí-las, dizia que estava recrutando pessoas para emprego com ótimo salário. As vítimas eram, então, levadas a hotéis da região central da cidade para, segundo dizia o criminoso, fazerem um "exame médico", e então eram violentadas.

A prisão foi feita pela 4ª Delegacia de Polícia de Repressão à Pedofilia (DHPP), depois da expedição de mandado de prisão pela 23ª Vara Criminal do Foro Central Barra Funda. Silva foi condenado a pena de prisão por seis anos, no regime inicial fechado, por infração, por três vezes, do crime de "posse sexual mediante fraude".

Histórico. Silva foi preso em 2010 depois de ser reconhecido por duas vítimas. A tática do criminoso foi comparada pela polícia à do maníaco do parque. A detenção do suspeito só foi possível porque uma das vítimas o reconheceu quando ele  tentava supostamente abordar outras mulheres no metrô.

As informações são do Jornal Estadão

​​​​​​​​​​​​CPTM e Metrô funcionam ininterruptamente durante Virada Cultural​ 2017


No próximo fim de semana, o Metrô e a CPTM terão estratégia especial de operação para atender os usuários que irão prestigiar a 13ª edição da Virada Cultural, um dos principais eventos do calendário cultural da cidade.

Na madrugada do próximo sábado (20) para o domingo (21), com exceção da Linha 15-Prata (Oratório -Vila Prudente), todas as demais linhas operadas pelo Metrô, funcionarão de maneira ininterrupta. A medida também será adotada na Linha 4-Amarela (Butantã –Luz), que é operada pela Concessionária Via Quatro. Por lá, todas as estações, com exceção de Luz e República, também ficarão abertas durante a madrugada para atender o público.

A Linha 15-Prata do monotrilho, para continuidade dos testes do novo sistema de controle dos trens, o encerramento da operação comercial do sábado, como de hábito, ocorrerá à 1 hora da manhã. Durante o período de testes no domingo (21), das 4h40 às 16 horas, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações.

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que vai operar das 4h de sábado até a meia-noite de domingo, todas as estações permanecerão abertas. Durante a madrugada de sábado para domingo, entre 1h e 4h, o intervalo entre os trens será de 30 minutos nas seis linhas, com todas as estações abertas para desembarque, exceto as estações que têm integração com o Metrô, que estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários.

Já na Linha 4-Amarela, a circulação dos trens ocorrerá normalmente no trecho entre as estações Butantã e Paulista. Os passageiros poderão utilizar a estação Consolação, na Linha 2-Verde, para realizar as integrações com as demais linhas metroviárias. Vale lembrar também, que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente.

As estações República e Luz da Linha 4-Amarela permanecerão fechadas durante todo o domingo para prosseguimento das obras civis no mezanino metálico da futura estação Higienópolis-Mackenzie.

Bilhetes Antecipados

Para facilitar o acesso às estações, as empresas recomendam aos usuários a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado, ou o recarregamento do Bilhete Único. No Metrô, a venda de bilhetes nas bilheteiras e carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos em máquinas de autoatendimento poderão ser feitos normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações.

Segurança

O Metrô e a CPTM também vão trabalhar de forma conjunta para garantir a segurança no interior do sistema. As duas empresas terão reforço no quadro de agentes que ficarão distribuídos de forma estratégica ao longo das linhas, principalmente nas estações próximas às apresentações, e os centros de Controle de Segurança farão monitoramento contínuo da movimentação do público.

Acesso de ciclistas ao sistema metroviário

Para os ciclistas que quiserem usar o sistema metroferroviário em seus deslocamentos, o acesso poderá ser feito a partir das 14h do sábado até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de quatro bikes por trem e o embarque no último vagão.
Para quem vai conferir as atrações programadas para o Sambódromo, a opção é utilizar a Linha 1-Azul do Metrô, até a estação Portuguesa/Tiete, e seguir viagem em linha de ônibus da SPTrans (tarifada) que partirá do local durante toda a madrugada.
Atendimento ao usuário:

CPTM – SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário): 0800 055 0121 funciona 24 horas. O Posto de Atendimento da Estação da Luz ficará aberto das 8h às 22h no sábado e das 6h às 17h de domingo.
Metrô – Central de Informações: 0800 770 7722 funciona diariamente das 5h30 às 23h30;
ViaQuatro – Central de Atendimento da Linha 4-Amarela: 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e no sábado e domingo, das 8h às 18h,

As informação são do Atendimento à Imprensa:

STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Estações Luz e República fechadas no domingo 21/05


Estações Luz e República da Linha 4-Amarela fecham neste domingo, dia 21


Os passageiros devem ficar atentos a mudanças na operação da Linha 4-Amarela neste domingo, dia 21. As estações Luz e República estarão fechadas para embarque e desembarque durante toda a operação comercial (4h40 à meia-noite). 

A restrição operacional ocorrerá para execução de obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.  
Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar em Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde do Metrô. 

Na estação Luz, os passageiros devem utilizar a integração com a Linha 1-Azul do Metrô. Quem estiver na estação República pode fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô para prosseguir sua viagem pelo sistema. As estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionam normalmente.  

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Durante a Virada Cultural, na madrugada de sábado (20) para domingo (21), as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho e Paulista funcionarão sem interrupção durante toda madrugada. 

As informações são da ViaQuatro

terça-feira, 16 de maio de 2017

Falta de energia causa velocidade reduzida e restrição de acesso de passageiros no Metrô de SP

                                               Entrada da estação Tucuruvi lotada (Foto: Reprodução/TVGlobo)


Metrô de São Paulo circula com velocidade reduzida e tem restrição de acesso de passageiros às plataformas em diversas estações na manhã desta terça-feira (16).

Os problemas são consequência de um problema de falta de energia na Estação Sé, entre às 6h e as 6h26. Às 6h45, havia restrição de acesso em todas as estações da Linha 1-Azul e em parte da Linha 3-Vermelha.

Com isso, vários passageiros têm que esperar para entrar nas estações ou passar pelas catracas. Na Estação Tucuruvi, na Zona Norte, vários passageiros estavam do lado de fora, esperando autorização para entrar.

A assessoria de imprensa do Metrô afirmou que a velocidade já tinha sido normalizada às 6h45, mas o Bom Dia São Paulo constatou que os trens ainda trafegavam lentamente em estações como Tucuruvi e Portuguesa-Tietê. Às 7h10, quem tentava entrar na Estação Guilhermina-Esperança, na Linha 3- Vermelha, também enfrentava dificuldades.

Informações são do G1

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Linha 15 - Prata terá operação diferenciada no domingo 14/05

Foto divulgação - Metrô de SP
No próximo domingo (14), para dar continuidade aos testes no sistema de controle dos trens, a Linha 15-Prata do monotrilho (Oratório – Vila Prudente) terá operação diferenciada. 

As estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas para o público das 4h40 até às 16 horas. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações. Nas demais linhas, o horário de abertura das estações e a circulação dos trens acontecerão de forma habitual. 

Para informar os usuários sobre a alteração no horário de funcionamento da Linha 15-Prata, haverá emissão de mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocação de cartazes nas estações da linha envolvida e publicação de informativos nas redes sociais. O Metrô recomenda aos usuários que programem suas viagens e adquiram os bilhetes antecipadamente.

Outras informações podem ser obtidas na Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), diariamente, das 5h30 às 23h30.

As informações são da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô


quarta-feira, 10 de maio de 2017

Projeto Conrado completa 1 ano

Recordar é viver não é mesmo? Vocês se lembram do Agente Conrado do Metrô de SP

10 de maio de 2016 por volta das 19:00 horas, um agente de segurança do Metrô é observado por Mario Lucas Musial, um dos colaboradores dos perfis Noticiando. Mario presenciou as atitudes do agente, com palavras humildes, dedicação e cuidado com os usuários, Conrado orientava e desejava a todos uma boa noite a todos que ele tinha acesso.

Tendo em vista tal atitude, Mario resolveu realizar uma postagem diferente do qual o perfil Metrô SP Noticiando (Facebook) realizava, ele publicou um texto em forma de homenagem, como forma de agradecimento e valorização dos serviços prestados pelo então agente. 

Confira a publicação:

"Gostaríamos de compartilhar com vocês um nobre gesto que um de nossos colaboradores presenciou hoje (10/05) por volta das 19h00 na Estação Sé da Linha 3-Vermelha. Com palavras humildes de dedicação e cuidado para com os usuários do sistema metroviário, o agente Conrado os orientava e desejava boa noite a TODOS os usuários cujo os quais ele tinha acesso.
Palavras como:
"Colaborem pessoal. A faixa amarela é para a segurança de vocês."
"Não conseguiu embarcar? Retornem atrás da faixa amarela."
"Boa noite! Bom retorno!"
Frases ditas em todos os trens que estacionavam na plataforma sentido Itaquera. Mais que um agente de segurança, Conrado chamou a atenção da nossa equipe por um simples gesto que deveria ser seguido por qualquer cidadão.
Prova que o amor pela profissão faz a diferença. A equipe Mobilidade Sampa (Metrô SP Noticiando, CPTM Noticiando e Mobilidade Sampa) gostaria de parabenizá-lo e gostaria que essa simples homenagem chegasse ao colaborador a fim de mostrá-lo que por mais que a correria do dia a dia possa mostrar o contrário, há sempre olhos voltados para um simples gesto de humanidade." 

Resposta do Metrô de SP a publicação 

A publicação até então novidade na página, chegou a marca de 6.800 curtidas, mais de 1.100 compartilhamentos e pouco mais de 4.400 comentários, com um alcance de 241.623 pessoas, recorde de público até então na página e até hoje a notícia de forma positiva mais vista na história do Metrô SP Noticiando.

Filha do Conrado marcando o próprio para conhecimento dos fatos

O público dos perfis Noticiando, até essa publicação eram acostumados com noticias de falhas, problemas enfrentado por usuários, reportagens exclusivas, denúncias entres outros, tudo feito de forma imparcial, transparente, de usuário pra usuário do jeito Mobilidade Sampa que todos conhecem.

Os perfis Noticiando/Mobilidade Sampa faz essa singela homenagem a todos que fazem o dia do próximo um dia melhor.

Perfis Noticiando, a notícia na palma da mão.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Que som é esse? Entenda a nova trilha da Linha Amarela de SP



Para quem pega o metrô todo dia, os avisos sonoros a cada estação fazem parte da rotina. E mudanças nela – especialmente em uma cidade estressante como São Paulo – podem não ser bem recebidas. Por isso, não surpreende que os usuários da Linha 4-Amarela não estejam lidando muito bem com as novas músicas dos trens e estações.

Desde o dia 27 de abril, a linha tem uma nova identidade sonora. Segundo a Agência Zanna, responsável pelo projeto, eles visavam melhorar o ambiente, tornando-o mais acolhedor.

“Os avisos passavam uma sensação muito fria e vimos que a comunicação poderia ser mais eficiente”, explica Zanna, sócia-fundadora da agência e diretora do projeto. “Queríamos algo mais gentil e humano para os usuários”.

As reações, porém, foram adversas. Nos trens, o que mais causa estranhamento é o toque sonoro antes do aviso da próxima estação. No momento em que ele surge, é comum ver as pessoas olhando ao seu redor e até parando suas conversas, surpresas com o som diferente. Nas redes sociais, os paulistanos tentam desvendar o instrumento que está tocando. O consenso é pelo saxofone.

O instrumento misterioso, na verdade, é um clarinete. De acordo com Zanna, ele está presente no chorinho e no samba paulistano. Também fazem parte da composição da nova trilha sonora um coro de vozes em ritmo pop e “beatbox” para as mensagens institucionais.

“Assim, a música também tem uma característica mais contemporânea”, diz Zanna.

Para criar a nova identidade para a Linha 4, a agência pensou em uma personagem que sintetiza seu espírito: “A marca seria uma mulher, de 33 anos, antenada, sofisticada, acolhedora, eficiente, transformadora e, ao mesmo tempo, contemporânea”.

Reclamações

Este não é o primeiro projeto da Agência Zanna para o transporte público e também não é a primeira vez que eles recebem críticas. “No começo, sempre estranham a mudança. No transporte, o que as pessoas ouvem fica mais evidente do que o que elas leem”, explica Zanna.

A agência é pioneira de Sound Branding na América Latina e também fez os projetos sonoros para o Aeroporto de Guarulhos, os metrôs da Bahia e do Rio de Janeiro.

“A reação dos usuários mostra a importância do som”, diz sua fundadora, Zanna. “Ainda faremos pesquisas de satisfação e ajustes para que seja uma mudança confortável”.

As informações são da Revista Exame.com

PM dá 'enquadro' em jovens e faz batalha de rap em Metrô de SP



O soldado Marlon Polidoro entrou na Polícia Militar de São Paulo há pouco mais de dois anos e com isso realizou um sonho antigo de ser policial. Mas mesmo vestindo a farda cinza que demanda uma certa dose de coragem e valentia, ele já tinha realizado um outro desejo mais artístico: ser cantor de rap. Com CD gravado e lançado ano passado, o trabalho de músico veio à tona na sexta-feira (5), quando um vídeo viralizou nas redes sociais. Nas imagens, ele aparece fazendo uma batalha de rap com dois jovens desconhecidos em um vagão da Linha Azul do Metrô.

Depois de trabalhar em um plantão na 2ª Companhia do 22º Batalhão da PM, em Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, Polidoro disse que pegou um ônibus até o Terminal Jabaquara, por volta das 23h, de onde seguiu de Metrô até a estação Portuguesa-Tietê. O destino era o descanso de sua casa.

Bastou andar uma estação para algo o incomodar na viagem. Na estação Conceição, dois jovens entraram no mesmo vagão em que o soldado estava e começaram a fazer uma batalha de rap entre si. A batida da música, que saía de uma caixinha pequena portátil de som, marcava as rimas feitas pela dupla. "Aquilo começou a me incomodar, porque sempre mexi com música, canto rap e tenho CD gravado. Fiz sinal para eles virem perto de mim. Eles olharam assustados, acharam que tomariam um enquadro, mas eu falei para a gente rimar, fazer uma batalha. Eles começaram a rir."

"Foi um momento ali de 20 minutos que a gente curtiu um momento bom. A gente nem pensou em gravar nada, nem sabia que existia o vídeo. Isso aconteceu há uns 25 dias. Do nada eu fui surpreendido. Meus colegas começaram a me mandar mensagem falando que tinha um vídeo meu circulando na internet", disse o soldado.

Carreira artística

Soldado Polidoro gravou o CD "Fé para vencer", que assina com o nome artístico de Marlon Black Style (MBS), com uma pegada gospel. O trabalho foi produzido por Luciano Claw, músico e arranjador que já trabalhou com grupos de pagode e samba, funkeiros e bandas de rap. Ele faz participação especial em uma das faixas do CD. "Eu tenho um vídeo no youtube, mas que teve muito pouca visualização. Fui surpreendido quando vi que esse vídeo do Metrô chegou a mais de 4 milhões de visualizações em apenas uma das páginas."

Meu irmão era cabo músico militar, mas pediu baixa. Servi como soldado músico nas Agulhas Negras [Academia Militar Agulhas Negras, do Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro], meu irmão caçula serviu como músico. Meus primos são músicos profissionais, meus tios tocam na igreja, minha mãe canta também, vem de berço essa questão da música", disse Polidoro.

Nunca vi na vida, mas espero revê-los. Estou tentando encontrá-los com certeza, esse momento que aconteceu ali tenho de agradecer a Deus. Os dois rapazes com toda a educação e talento que eles têm e tiveram, mostraram a sabedoria que têm e pudemos desfrutar de um momento bom", disse o soldado.

Ser humano de farda

Para ele, a viralização do vídeo com a batalha de rap no Metrô teve um significado que ele considera importante. "Esse vídeo quebrou uma barreira, serviu para mostrar que dentro de uma farda existe um ser humano, geralmente esse ser humano vem de uma periferia, de algum lugar, fui criado e cresci na periferia, sou um policial militar, tive um sonho realizado, eu só posso dizer que fui abençoado."

O soldado trabalha no mesmo batalhão onde colegas militares são investigados pela morte do jovem Gabriel Paiva, 16 anos, em abril deste ano. Os policiais foram afastados durante a apuração do caso.

Confira o vídeo abaixo:


As informações são do G1

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Metrô terá operação diferenciada em três linhas no próximo domingo (07/05)

Foto divulgação (Metrô de SP)

O próximo domingo (7), em função de obras de expansão e de testes programados, três linhas de Metrô terão mudanças no horário habitual de operação. Na Linha 4-Amarela (Butantã –Luz), operada pela Concessionária Via Quatro, as estações República e Luz permanecerão fechadas durante todo o dia para prosseguimento das obras civis no mezanino metálico da futura estação Higienópolis-Mackenzie. No trecho entre as estações Butantã e Paulista, a circulação dos trens da Linha 4 ocorrerá normalmente.

Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar em Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde.

Já os passageiros com destino à Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, na Linha 1-Azul, quanto em República, na Linha 3-Vermelha, devem se dirigir até a estação Consolação, na Linha 2-Verde, onde será possível  transferir-se para a Linha 4 e prosseguir viagem pelo sistema.

A operação nas demais estações da Linha 4-Amarela no trecho entre as estações Paulista-Butantã será normal. As estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionam normalmente.

Testes alteram operação nas linhas 15-Prata e 5-Lilás

Nas linhas 15-Prata do Monotrilho (Oratório – Vila Prudente) e 5-Lilás (Capão Redondo – Adolfo Pinheiro) a alteração no horário de operação ocorre em função dos testes no sistema de controle dos trens que vem sendo realizados em ambas as linhas.

Na Linha 15-Prata, as estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público das 4h40 às 16 horas. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.

Já na Linha 5-Lilás, todas as estações permanecerão fechadas das 4h40  às 15h00. Nesse período, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro até a abertura das estações. Os usuários da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

As informações são da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô 

Estações Luz e República da Linha 4-Amarela fecham neste domingo, dia 7


Os passageiros devem ficar atentos a mudanças na operação da Linha 4-Amarela neste domingo, dia 7. As estações Luz e República estarão fechadas para embarque e desembarque durante toda a operação comercial (4h40 à meia-noite). 

A restrição operacional ocorrerá para execução de obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.  
Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar em Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde do Metrô. 

Na estação Luz, os passageiros devem utilizar a integração com a Linha 1-Azul do Metrô. Quem estiver na estação República pode fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô para prosseguir sua viagem pelo sistema. As estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionam normalmente.  

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) 

As informações são da Via Quatro

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Metroviários suspendem greve

Foto reprodução: Sindicato dos Metroviários de São Paulo

Intrajornada de meia hora prorrogada por mais 90 dias

No dia 4/5, o Juiz Fábio do Nascimento Oliveira, da 50ª Vara do Trabalho, emitiu sentença que prorroga por mais 90 dias, a partir de 4/5, a intrajornada de meia hora. Por conta disso, a greve marcada para 5/5 foi suspensa.
No período de 90 dias temos que buscar junto à SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) a homologação das portarias que garantam nossas escalas e jornadas.

O Metrô nos informou, por meio de carta, que o retorno aos horários normais deverá ser feito a partir do dia 7/5, a partir da zero hora. A assembleia não concordou com isso e decidiu que todos devem voltar imediatamente aos horários normais.

A coragem da categoria, que parou nos dias 15/3 e 28/4 (Greve Geral) e marcou nossa paralisação para 5/5 foi fundamental para conseguirmos a prorrogação da Intrajornada.

Decisões da assembleia:
. Suspensão da greve marcada para 5/5
. Não aceitaremos nenhuma punição ou desconto
. Não aceitaremos retorno aos horários normais a partir de 7/5 (domingo). Retorno imediato aos horários normais.
. Quem entrou hoje (4/5) no horário da empresa deve sair amanhã no horário normal.


Metrô de SP vai funcionar normalmente nesta sexta-feira (5)



Todas as linhas do Metrô de São Paulo vão funcionar normalmente nesta sexta-feira (5). Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (4) na sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, os trabalhadores votaram por não fazer paralisação.

Os metroviários planejavam parar por 24 horas em protesto contra a mudança no sistema de escala de trabalho e intra-jornada implementado pelo Metrô. Segundo a assessoria de imprensa do sindicato, o aumento em uma hora da jornada de trabalho foi adiado temporariamente por 90 dias.

O Tribunal Regional do Trabalho havia aceitado recurso do Metrô e determinado que se houvesse paralisação, os metroviários deveriam manter em atividade 80% dos trabalhadores em horário de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h). Nos demais períodos, o efetivo deveria ser de 60%.

As informações são do G1

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Metrô de São Paulo pode entrar em greve na sexta-feira

Segundo o sindicato dos metroviários, decisão da Justiça acarretou em aumento da jornada diária dos trabalhadores nessa semana

Uma semana após a greve geral convocada pelas centrais sindicais do país, o metrô pode voltar a fazer uma paralisação na próxima sexta-feira (05/05). Dessa vez, contudo, a manifestação dos trabalhadores não é contra as reformas trabalhista e da Previdência, mas por uma questão interna do Metrô. Haverá, nesta quinta-feira (04/05), uma nova assembleia de metroviários para discutir a questão.

Segundo o coordenador geral do sindicato dos metroviários, Wagner Fajardo, uma decisão da Justiça do Trabalho acarretou em aumento da jornada diária dos trabalhadores nessa semana. De acordo com o sindicalista, anteriormente os trabalhadores faziam oito horas corridas de trabalho diariamente, com meia hora de descanso remunerado. “Nessa meia hora, o trabalhador estava inclusive à disposição da empresa, se houvesse um acidente, por exemplo, teria de voltar ao trabalho”, explica ele.

Com a decisão judicial, contudo, os trabalhadores passam a fazer uma jornada de oito horas, mais uma hora de almoço. Na prática, os metroviários costumavam passar oito horas por dia no trabalho, e agora terão de ficar nove horas – sendo uma hora de descanso.

As informações são da Revista Época

Metroviários ameaçam entrar em greve na próxima sexta (5/5)


Categoria em estado de greve contra aumento unilateral da jornada de trabalho

Sindicato afirma que Metrô está implantando intervalo de uma hora de forma autoritária, aumentando a jornada e provocando muitos transtornos aos trabalhadores.

Contra o aumento unilateral da jornada pela companhia, os metroviários decidiram, em assembleia, entrar em estado de greve. A categoria poderá paralisar suas atividades por 24 horas nesta sexta-feira (05/05). Uma nova assembleia para avaliar a paralisação será realizada nesta quinta (04/05).

Segundo o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, na terça-feira à noite (02/05), uma assembleia aprovou estado de greve e os metroviários poderão parar na sexta por conta da postura da empresa em aumentar a jornada dos metroviários. Ainda segundo os metroviários, apesar de declarar que é favorável à Intra-jornada de meia hora, o Metrô está implantando o intervalo de uma hora de forma autoritária, aumentando a jornada e provocando muitos transtornos aos trabalhadores.

A sentença do juiz não autoriza nenhuma alteração de escala, não determina horário de entrada ou saída, não autoriza o Metrô a fazer mudança de escala e não determina horário de intervalo entre a 4ª e 6ª hora. Por isso, para a categoria, o Metrô está cometendo vários abusos.

O Sindicato defende a manutenção dos 30 minutos e propôs ao Metrô que, momentaneamente, a Intra-jornada de uma hora ocorresse dentro das jornadas atuais.

Resoluções da assembleia:
– Greve de 24 horas contra o aumento da jornada na sexta – Nenhuma punição e nenhum desconto pela intransigência do Metrô. – Assembleia quinta-feira às 18h30.

Acusações contra o Metrô:

– Alteração de horários: Metrô realizou de forma unilateral. – Intervalo entre a 4ª e 6ª hora: não consta da sentença. – Horário intermediário das 10h às 19h: desconsiderou a vida social dos metroviários. – Manutenção noturna: mudou o horário dos companheiros que saiam por volta das 5h30 da manhã e agora terão de sair por volta das 8h de forma desnecessária.

As informações são do ABCD Maior

Atraso deixa projeto do metrô no ABC mais caro


Previsto para estar em funcionamento em 2014, o projeto da linha 18-Bronze do Metrô, que deve ligar o ABC à capital por meio de sistema monotrilho, já apresenta custo acima do que foi estimado inicialmente. A informação consta no balanço de riscos fiscais das PPPs (Parcerias Público-Privada) do governo de Geraldo Alckmin (PSDB), divulgado no Diário Oficial do último sábado.

Diante de tal situação, o governo estadual informou ao Metro Jornal que essa previsão de custos adicionais não faz parte do orçamento do Estado para 2017.

O balanço de riscos fiscais mostra que a linha 18-Bronze tem investimento de R$ 1,93 bilhão, com data-base de julho de 2014. Como até agora, quase três anos depois da assinatura do contrato, a PPP não foi iniciada, os custos do projeto devem ser reajustados.

A futura linha conta com R$ 1,27 bilhão por meio de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), R$ 400 milhões de repasse do OGU (Orçamento Geral da União) e R$ 252,4 milhões do Tesouro do Estado. Além do aporte, o projeto prevê R$ 406,9 milhões para as desapropriações.

De acordo com o balanço, as verbas do BNDES e do OGU não podem ser aumentadas. Com isso, o governo estadual terá de arcar com a elevação de custos do projeto.

“Dessa forma, as correções dos valores contratuais poderão resultar em riscos fiscais advindos da ocorrência da necessidade de suplementação dos R$ 252,4 milhões”, alerta a publicação. Portanto, de acordo com o texto, tais custos adicionais podem afetar as contas públicas do Estado.

Segundo o governo, os riscos fiscais concentram-se nos processos de desapropriações. Atualmente, o projeto esbarra na falta de verba para tal intervenção.  

O governo Alckmin diz que aguarda a autorização da Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), do Ministério do Planejamento, para a captação do recurso. Já a pasta federal alega que o governo estadual não apresentou capacidade de pagamento desse montante solicitado.

O Estado diz que reivindica ao governo federal a revisão dos critérios de avaliação de crédito. “A metodologia adotada pela Secretaria do Tesouro Nacional não leva em conta a situação financeira de São Paulo diante do cenário de crise no resto do país”, diz nota do governo estadual.

Diante de tantos entraves, a obra segue sem prazo de início e conclusão.

Obra já tem 3 adiamentos

O início das obras da linha 18-Bronze do Metrô já teve pelo menos três adiamentos. Em agosto de 2014, foi assinada a PPP entre o governo estadual e o consórcio de empresas vencedor da licitação. Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que as obras seriam iniciadas em 90 dias, o que não aconteceu.

Em abril de 2015, o governo prometeu começar as obras, no máximo, até dezembro do mesmo ano. A promessa não foi cumprida.

Após duas prorrogações, o governo Alckmin estipulou uma nova data para o pontapé inicial nos serviços: o segundo semestre de 2016, prazo que também não foi cumprido.

As informações são do Jornal Metro